“Ele [Jesus Cristo] é a imagem do Deus invisível, O primogênito de toda a criação”.
Colossenses 1.15 NVI (Nova Versão Internacional)
Você é filho único? Se não for, você é o mais velho ou o mais novo? É, talvez não seja nenhum dos dois! Meus avós maternos tiveram nove filhos e os avós paternos uns doze, se é que eu soube contar direito. Nestas famílias a diferença de idade entre o mais velho e o caçula é considerável, assim como suas responsabilidades perante a família.
Eu e minha irmã temos cinco anos de diferença e eu sou o mais velho. Qual condição é mais vantajosa, ser mais velho ou ser o mais novo nos dias de hoje? Talvez não tenha diferença significativa, mas será que essa aparente igualdade sempre existiu? Pelo visto não!
Porque Jesus Cristo é chamado de “primogênito”? Essa é uma expressão utilizada pela cultura judaica! Primogênito era a maneira hebraica de dizer que alguém era especialmente honrado. Vários personagens bíblicos foram chamados de primogênitos inclusive o próprio povo de Israel – “Assim diz o Senhor: Israel é Meu filho, Meu primogênito” (Êxodo 4.22).
Muitos acham que essa expressão, quando usada a Jesus, faça referência ao nascimento, mas isso é um erro grave. A palavra não se refere a nascimento físico, mas ao lugar de honra diante de Deus. Cristo é eterno, lembra? Assim, Paulo está dizendo que Cristo tem lugar de honra sobre toda a criação. “Ele é antes de todas as coisas, e nEle tudo subsiste” (Colossenses 1.17).
Nas diversas áreas da sociedade, podemos verificar a existência de hierarquias, e a intenção do apóstolo não é mostrar que Cristo foi criado, mas ressaltar a Sua Soberania Absoluta. Cristo, a “Imagem de Deus”, é representado em Hebreus como “o resplendor da Glória de Deus e a expressão exata do Seu Ser” (Hebreus 1.3).
O Primogênito, o Senhor Jesus, morreu naquela cruz e ressuscitou ao terceiro dia porque tem um propósito especifico para a sua vida, assim como também tem algo para mim. Esse Deus maravilhoso, desceu de Sua Glória por amor a sua vida. Percebe? Ele te amou primeiro! Toda honra e toda a glória a Quem de direito. Pense nisto.
Hagton